PROBIÓTICO
Probióticos são produtos administrados na alimentação das aves com a finalidade de melhorar as bactérias que vivem no trato digestivo das mesmas, auxilia no equilibrio salutar delas, também inúmeras outras funções. Eles controlam o poder das bactérias patogênicas no trato digestório, bem como suas atividades maléficas, eles funcionam como modulador, formando uma flora intestinal equilibrada e sadia, paralelo o probiótico auxilia a conversão alimentar, fazendo com que as aves absorvam mais os nutrientes e proteínas, fazendo com que os filhotes dessa maneira, cresçam e ganhem peso, e com que as aves doentes ou senis recuperem-se mas rapidamente, evitando dessa forma secundarismo com mortes banais.
Quais as ações dos probióticos.
Eles agem de duas formas, a saber:
Determinando altos e melhores índices zooeconômicos de conversão alimentar, com maior produtividade, conseqüentemente maior ganho de peso.
Correção de adequada colonização da flora bacteriana intestinal, com redução das bactérias patogênicas e suas desdiferenciações, tais como, a escherichia coli, a salmonela.
Benifícios.
Além da colonização da flora, conforme já foi citado, auxilia a digestão e absorção dos nutrientes.
Inibe o crescimento de bactérias estranhas ao ambiente intestinal.
Produção das vitaminas do grupo B.
Estimulação do sistema imunilógico, ativando os macrófagos.
Restabelece a flora intestinal após diarréia, desidratação, ação de medicamentos.
Melhora a plumagem, evita emagrecimento, combate o peito seco, diminui a perda da massa muscular nos processos crônicos, proteção da colônia do intestino, nos casos de intoxicações, processos virais, etc..